Ação integrada interinstitucional para pesquisa e desenvolvimento atóctone de farmoquímicos anti-retrovirais prioritários para o Sistema Único de Saúde

Período: 2010 - 2015

Coordenador: Ivan da Rocha Pitta

Financiador: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio

Descrição: O presente projeto se fundamenta na preparação de insumos farmoquímicos antiretrovirais, atazanavir, tenofovir e entricitabina, de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para tal, é preciso destacar as três vertentes principais da proposta, a pesquisa, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia. A vertente pesquisa se estabelece pela procura, em nível de bancada, das condições ideais de reações, envolvendo o reagentário e os equipamentos planejados. O desenvolvimento é caracterizado pela otimização das condições reacionais estabelecidas pela etapa de pesquisa, com o intuito de definir as condições de escalonamento, de maneira a otimizar custo e gasto energético. A transferência de tecnologia pauta-se na busca de instrumentos regulatórios e de mercado que garantam a transferência dos resultados obtidos para o setor produtivo. Para tanto, sob a égide do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica, foi estabelecida uma parceria estratégica entre quatro instituições de três regiões brasileiras, firmando uma rede de pesquisa acadêmica que foi configurada aproveitando-se das competências existentes nas instituições participantes. Deste modo, a Figura 1 abaixo ilustra os envolvimentos institucionais e suas atribuições e responsabilidades para a pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia dos fármacos acima descritos, bem como estabelece a integração do processo e interação interinstitucional.

Integrantes: Flavio da Silva Emery; Maria do Carmo Alves de Lima; Suely Lins Galdino; Norberto Peporine Lopes; Geciane Silveira Porto; Thiago Mendonça de Aquino; Giuliano Cesar Clososki; Grace Gosmann; João Luis Callegari Lopes; Simone Cristina Baggio Gnoatto; Socrates Cabral de Holanda Cavalcanti; Vera Lucia Eifler-Lima.

Comments