Síntese e semi-síntese de bibliotecas de compostos baseados em produtos naturais para os fins de bioprospecção

O grupo de pesquisa se dedica à explorar o espaço químico diversificado de produtos naturais para o planejamento, desenvolvimento e seleção de moléculas bioativas. Para tal, o grupo conta com colaborações científicas nas mais diversas áreas e métodos de ensaios biológicos, com ênfase na pesquisa envolvendo anti-parisatários e anti-neoplásicos.

Com relação à síntese, explicito as duas abordagens principais do grupo:

    1) Síntese orientada pelo alvo: Síntese total de um produto natural ou síntese/semissíntese de moléculas baseadas em produtos naturais;

    2) Síntese orientada pela diversidade: Exploramos a reatividade química de produtos naturais, na busca de biblioteca de compostos para aplicação em ensaios biológicos, utilizando metodologias clássicas da síntese orgânica.

Abaixo, alguns exemplos de moléculas e esqueletos de produtos naturais estudados em nosso laboratório.



A abordagem racional para obtenção de novas moléculas bioativas derivadas de produtos naturais fica por conta da aplicação de estratégias clássicas de química medicinal para a modificação molecular, bem como a utilização de metodologias computacionais para gerar bibliotecas e novos padrões estruturais para estudo.

Comments